Folge uns
iBookstore
Android app on Google Play
Gefällt mir
Ein Programm der Universität Leiden
Por este velho e poeirento Universo fora, à procura dos materiais de que são feitas as estrelas
22. July 2017

O universo tem milhares de milhões de anos de idade. Como muitas outras coisas antigas, está cheio de poeira.

Mas a poeira que vagueia pelo espaço é muito diferente do pó que pode ser encontrado numa casa. A poeira cósmica é composta por partículas diminutas, muito mais pequenas do que a espessura de um cabelo humano, que flutuam no espaço, por entre as estrelas.

Os astrónomos tinham por hábito considerar a poeira cósmica como um incómodo. Ela impede a passagem da luz de muitos objectos espalhados pelo Universo; fá-lo parecer muito escuro, e esconde inúmeras coisas interessantes.

Contudo, até as nuvens mais feias podem ter formas interessantes. Quando os astrónomos começaram a usar câmaras especiais para olhar para o espaço no comprimento de onda do infravermelho, descobriram que viam a poeira a reluzir.

Isto foi um golpe de sorte para nós, já que existem várias e boas razões para a estudar. A poeira é o material de que são feitos os seres humanos, os planetas rochosos, e as estrelas!

A poeira cósmica forma-se em redor de estrelas, a partir de outro tipo de material a que chamamos moléculas (que são partículas que contêm dois ou mais elementos químicos).

Infelizmente, algumas estrelas terminam a sua vida de forma particularmente violenta – numa explosão mais brilhante do que milhares de milhões de estrelas a brilhar em conjunto. Quando isso sucede, toda a poeira que existe nessa estrela é destruída.

Foi por essa razão que os cientistas ficaram tão surpreendidos quando, recentemente, descobriram moléculas e pequenos grãos de poeira no meio dos restos de uma estrela que explodiu!

A estrela que estavam a analisar explodiu há 30 anos. Ao longo deste tempo, o material que resultou da explosão arrefeceu o suficiente para permitir a criação de novas moléculas a partir dos muitos elementos criados na estrela. O resultado é uma espécie de imensa fábrica de poeira cósmica.

Esta é uma boa notícia para nós, porque, tal como a fénix que renasce das cinzas, a estrela que morreu ajudou a criar novas estrelas, planetas e talvez até mesmo formas de vida!

Facto curioso

Metade da luz existente no Universo não chega aos olhos humanos, por causa da poeira cósmica! Felizmente, criámos câmaras e telescópios especiais que conseguem revelar-nos esta luz escondida.

Share:

Mehr Neuigkeiten
14 September 2020
10 September 2020
3 September 2020

Bilder

Baumaterial für Sterne
Baumaterial für Sterne

Printer-friendly

PDF File
1,0 MB