Folge uns
iBookstore
Android app on Google Play
Gefällt mir
Ein Programm der Universität Leiden
A lenda de Terzan 5
7. September 2016

Os cientistas nem sempre acertam à primeira. No trabalho com fósseis as coisas tornam-se particularmente mais difíceis. Alguns dos erros que os paleontólogos (cientistas que estudam os fósseis de seres vivos) cometeram parecem-nos hoje muito engraçados.

No caso do estegossauro (uma espécie de dinossauro que viveu no final do período Jurássico), os paleontólogos tinham alguma dificuldade em acreditar que um animal tão grande tinha um cérebro tão pequeno como o de um pássaro. Pensavam que tinha que existir um segundo cérebro, escondido no seu traseiro! (O que se veio a revelar completa e absolutamente falso).

Os astrónomos também trabalham com fósseis, só que muito mais velhos do que os esqueletos de dinossauros, e igualmente difíceis de estudar.

Há 40 anos descobriu-se o enxame de estrelas representado na imagem de hoje (chamado Terzan 5). Conhecem-se dois tipos de enxames estelares: enxames abertos e enxames globulares. Os astrónomos decidiram que este é um enxame globular, que contém dezenas de milhares de estrelas antigas, todas elas formadas na mesma época e a partir do mesmo material.

No entanto, este enxame é diferente dos restantes! Como todas as estrelas dos enxames abertos e globulares se formam ao mesmo tempo, têm todas a mesma idade. Mas este enxame contém dois grupos de estrelas que são claramente diferentes, com uma diferença de idade de 7 mil milhões de anos!

Para que se tenha formado este segundo grupo de estrelas, o Terzan 5 deve ter nascido de uma enorme nuvem de material de formação de estrelas, suficiente para criar pelo menos 100 milhões de sois!

As suas propriedades invulgares convertem o Terzan 5 num fóssil vivo dos primeiros dias da Via Láctea. A maioria dos cientistas acredita que as galáxias se formam quando enormes massas de gás se fundem. Este fóssil dos primórdios da Via Láctea parece comprová-lo!

Facto curioso

Os mais antigos fósseis de seres vivos até agora encontrados têm a extraordinária idade de 3 500 milhões de anos! Mas isso nem parece nada de especial quando comparado com os fósseis cósmicos, dos quais o mais antigo tem 13 400 milhões de anos!

Share:

Bilder

Der ungewöhnliche Sternhaufen Terzan 5
Der ungewöhnliche Sternhaufen Terzan 5

Printer-friendly

PDF File
1,2 MB