Folge uns
iBookstore
Android app on Google Play
Gefällt mir
Ein Programm der Universität Leiden
Vénus vulcânico
4. December 2012

Na Terra, os vulcões ativos e em erupção são um dos fenómenos mais poderosos e fascinantes que a natureza tem para oferecer. Agora, os astrónomos descobriram que em Vénus, o planeta mais próximo da Terra, também podem existir vulcões em erupção violenta.

Em 2005, os cientistas da ESA enviaram uma sonda espacial chamada Venus Express para estudar de perto Vénus. Desde então, a sonda tem orbitado o planeta. Infelizmente, o tempo em Vénus é sempre nublado: o planeta está constantemente coberto por uma espessa camada de nuvens, não permitindo à sonda observar diretamente vulcões na superfície. Os cientistas usaram então um truque: procuraram um gás especial que é libertado durante as erupções vulcânicas. Este gás é às vezes visível acima das espessas nuvens de Vénus, podendo então a Venus Express detetá-lo. Usando a sonda, observaram grandes mudanças nas quantidades do gás acima das nuvens. Os cientistas pensam que estas explosões de gás devem ser provenientes de vulcões.

Já anteriormente, a Venus Express tinha encontrado uma outra pista para a atividade vulcânica. a sonda possui uma câmara especial que pode espreitar através da imensidão de nuvens e ver as diferenças de temperatura. Conseguiu assim ter um indício de algo que parecia ser um fluxo de lava quente. Parece que o nosso vizinho não só tem um clima agreste - com fortes tempestades e temperaturas quentes – mas também uma superfície violenta.

Facto curioso

Vénus é um dos objetos mais brilhantes no céu. Mas só às vezes é visível, e por pequenos períodos: antes do nascer do sol (olhe para leste) ou logo após o pôr-do-sol (olhe para ocidente).

Mehr Informationen

Este Space Scoop é baseado na ESA press release.

Share:

Mehr Neuigkeiten
14 September 2020
10 September 2020
3 September 2020

Bilder

Vulkanausbrüche auf der Venus
Vulkanausbrüche auf der Venus

Printer-friendly

PDF File
1,0 MB