Folge uns
iBookstore
Android app on Google Play
Gefällt mir
Ein Programm der Universität Leiden
Vénus vulcânico
4. December 2012

Na Terra, os vulcões ativos e em erupção são um dos fenómenos mais poderosos e fascinantes que a natureza tem para oferecer. Agora, os astrónomos descobriram que em Vénus, o planeta mais próximo da Terra também podem existir vulcões em erupção violenta.

Em 2005, os astrónomos enviaram uma sonda espacial chamada Vénus Express para estudar de perto Vénus. Desde então a sonda tem orbitado o planeta. Infelizmente, o tempo em Vénus é sempre nublado: o planeta está constantemente coberto com uma espessa camada de nuvens, não permitindo à sonda observar diretamente vulcões na superfície. Os astrónomos, usaram então um truque: procuraram um gás especial que é libertado durante as erupções vulcânicas. Este gás às vezes é visível acima das espessas nuvens de Vénus, podendo então a Vénus Express detetá-lo. Usando a sonda, observaram grandes mudanças nas quantidades do gás acima das nuvens. Os astrónomos pensam que estas explosões de gás devem ser provenientes de vulcões.

Já anteriormente, a Vénus Express tinha encontrado uma outra pista para atividade vulcânica. Ela possui uma câmara especial que pode espreitar através da imensidão de nuvens e ver as diferenças de temperatura. Conseguiu assim ter um indício de algo que parecia ser o fluxo de lava quente. Parece que nosso vizinho não só tem um clima agreste - com fortes tempestades e temperaturas quentes – mas também uma superfície violenta.

Facto curioso

Vénus é um dos objetos mais brilhantes no céu. Mas só às vezes é visível e por pequenos períodos: antes do nascer do sol (olhe para leste) ou logo após o pôr-do-sol (olhe para ocidente).

Mehr Informationen

Este Space Scoop é baseado na ESA press release.

Share:

Bilder

Vulkanausbrüche auf der Venus
Vulkanausbrüche auf der Venus

Printer-friendly

PDF File
1,0 MB