Folge uns
iBookstore
Android app on Google Play
Gefällt mir
Ein Programm der Universität Leiden
Mistério exoplanetário
4. August 2020

Apesar de existrem no Universo inúmeros planetas, de todas as cores, tamanhos e características, alguns deles conseguem sobressair pela sua estranheza ou singularidade!
Novas observações dos telescópios do NOIRLab (National Optical-Infrared Research Laboratory, ou Laboratório Nacional de Pesquisa no Óptico e Infravermelho), da National Science Foundation dos EUA, levaram à descoberta de um planeta que não cumpre precisamente as regras que os astrónomos julgam que os planetas seguem quando se formam.

Apresentamos o K2-25b

Em 2016, @s astrónom@s descobriram um jovem exoplaneta, qe recebeu o nome K2-25b. Ele está em órbita de uma jovem estrela situada no enxame estelar das Híades. Este “jovem” sistema tem cerca de 600 milhões de anos de idade, e fica a 150 anos-luz do Sistema Solar.

O K2-25b orbita uma estrela anã do tipo M, que é o tipo mais comum de estrela na Via Láctea. 

Uma descoberta invulgar

O que faz deste um exoplaneta peculiar é que é bizarramente denso (ou seja, a sua matéria está muito bem compactada) para o seu tamanho e jovem idade.

O K2-25b tem cerca de 25 vezes a massa da Terra, e é ligeiramente mais pequeno do que Neptuno. Há qualquer coisa que não encaixa bem entre a realidade deste exoplaneta e o que @s astrónom@s julgam saber sobre a formação de planetas.

Os planetas com dimensões entre as da Terra e as de Neptuno são muito comuns pela Galáxia. São conhecidos como “sub-Neptunos”. Mas não temos nenhum no nosso Sistema Solar.  A forma como este tipo de planeta se forma e evolui é uma área de particular interesse para @s astrónom@s.

 Um mistério duradouro

Os planetas deste tamanho são normalmente compostos sobretudo de gás, e são conhecidos como gigantes gasosos (como Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno).

Contudo, o K2-25b é quase completamente feito de rocha! É por isso que ele é assim tão denso, mas ao mesmo tempo a sua existência é um grande mistério.

Os cientistas vão continuar a estudar este enigmático planeta, para tentar resolver a charada: como e porquê se formou ele?

Facto curioso

No planeta K2-25b, um ano passa num instante. Ele leva apenas 3,5 dias terrestres a completar uma órbita à sua estrela!

 

Share:

Mehr Neuigkeiten
14 September 2020
10 September 2020
3 September 2020

Bilder

Ein Exoplanet weicht ab
Ein Exoplanet weicht ab

Printer-friendly

PDF File
962,6 KB