Makemake, um planeta anão do nosso Sistema Solar, parece não ter atmosfera; é careca! Isto significa que não é capaz de “travar” os poucos raios de sol que recebe, pois está mais distante do Sol do que o seu primo, Plutão.
Até há poucos anos, Plutão era considerado o planeta mais distante do nosso Sistema Solar, até ser despromovido para planeta anão, como Makemake. Planetas anões são basicamente demasiado pequenos para serem rotulados como planetas, mas são objetos esféricos – como os planetas - e maiores do que asteróides. Sabemos muito pouco sobre os nossas planetas anões mais próximos, e não sabemos praticamente nada sobre Makemake. Para estudar esse objeto longínquo, os astrónomos tinham de esperar que ele passasse em frente de uma estrela. Portanto, esperaram. E ao fim de algum tempo a sua paciência foi recompensada.
Se houvesse atmosfera em torno de Makemake, a estrela teria lentamente desaparecido à medida que o planeta anão a fosse tapando. Tal como o pôr do sol na Terra, quando a estrela no centro do nosso Sistema Solar — o Sol — escurece gradualmente à medida que desaparece abaixo do horizonte. Mas com Makemake, a estrela de fundo de repente desapareceu e reapareceu novamente após um minuto, sem nenhum escurecimento gradual. Isso diz-nos que Makemake carece de atmosfera e deve ser mais frio do que esperávamos, ainda mais frio do que o pólo norte durante o inverno!
Facto curioso
Além de Makemake, existem outros quatro planetas anões no nosso Sistema Solar: Plutão, Ceres, Haumea e Éris.
Mehr Informationen
Este Space Scoop é baseado num ESO Press Release.
Share: