Folge uns
iBookstore
Android app on Google Play
Gefällt mir
Ein Programm der Universität Leiden
Puf! Um desaparecimento em grande!
30. June 2020

Os ilusionistas costumam concluir os seus espetáculos com um truque final absolutamente fantástico… e agora uma estrela gigante acaba de fazer o mesmo: desapareceu, pura e simplesmente!

Uma ilusionista peculiar

A estrela que foi capaz de tamanha traquinice fica a 75 milhões de anos-luz de nós, na constelação do Aquário. Várias equipas de investigadores estudaram esta misteriosa estrela maciça, entre 2001 e 2009. A conclusão desses estudos sugeria que ela estava na fase final da sua vida. Mais recentemente, um grupo de astrónom@s decidiu voltar a observar a estrela, agora com o telescópio VLT do ESO (Observatório Europeu do Sul), para estudar mais a fundo a forma como termina a vida das estrelas maciças. Para sua grande surpresa, a estrela tinha desaparecido!

Como explicar este extraordinário truque?

Tal como acontece com a estupefacta audiência de um espetáculo de ilusionismo, podemos perguntar-nos como é que esta estrela gigante se arranjou para desaparecer.

Se a estrela tivesse morrido numa gigantesca explosão, uma supernova, como é a norma para este tipo de estrelas maciças, seria de crer que @s astrónom@s de todo o mundo tivessem reparado nesse evento, extremamente brilhante.

Como tal não aconteceu, @s astrónom@s sugerem que a estrela ainda possa estar no sítio, mas que nós não a consigamos ver. A estrela pode ter sofrido uma transformação que a fez ficar muito menos luminosa, o que quer dizer que não liberta energia suficiente para ser detectada por nós.

Outra possibilidade é que tenha colapsado e seja agora um buraco negro, mas sem nunca originar uma supernova, como @ assistente d@ ilusionista, que desaparece repentinamente por um alçapão e nunca mais volta a ser vist@! Isto seria uma descoberta espantosa, já que a nossa ideia atual sobre a forma como as estrelas maciças morrem é que há sempre uma supernova antes do colapso e da criação de um buraco negro.

Espera-se que estudos científicos futuros permitam compreender melhor o processo que fez com que esta estrela misteriosa parecesse desaparecer da nossa vista. Entretanto, temos que nos limitar ao papel de pacientes membros da audiência, ainda perplexos e maravilhados perante o derradeiro truque desta ilusionista estelar!

Facto curioso

Antes do seu desparecimento misterioso, esta estrela gigantesca era 2,5 milhões de vezes mais luminosa do que o Sol! Difícil era não reparar nela!

Share:

Mehr Neuigkeiten
14 September 2020
10 September 2020
3 September 2020

Bilder

Peng! Das große Verschwinden
Peng! Das große Verschwinden

Printer-friendly

PDF File
958,5 KB