Folge uns
iBookstore
Android app on Google Play
Gefällt mir
Ein Programm der Universität Leiden
Será que os alienígenas estão mais perto do que pensávamos?
24. August 2016

Quando os primeiros navegadores cruzaram o oceano Atlântico, rumo ao ocidente, muita gente pensava que a Terra era plana. A sua grande preocupação era pura e simplesmente a de poder cair da Terra para o vazio, caso navegassem uma grande distância.

Hoje em dia não só explorámos completamente a Terra, como também visitámos todos os planetas do nosso Sistema Solar. Como não podia deixar de ser, o passo seguinte foi começar a explorar mundos fora do nosso Sistema Solar, os “exoplanetas”.

Em 1992 foi detetado o primeiro planeta em órbita de uma estrela distante. Desde então, já foram encontrados mais de 3 300 destes mundos longínquos. São mundos ainda mais fantásticos do que os da “Guerra das Estrelas” ou dos “Guardiões da Galáxia”.

Existem planetas que são mais de 9 000 vezes maiores do que a Terra, outros pouco maiores do que a Lua. Alguns têm temperaturas tão elevadas que o aço derreteria rapidamente na sua superfície, outros são mais gelados do que Plutão.

Já descobrimos exoplanetas em órbita de estrelas gigantes e de estrelas mortas, e até planetas tresmalhados, que se passeiam pela galáxia sozinhos, sem uma estrela-mãe!

Ainda assim, os mais excitantes dos exoplanetas são os que são semelhantes ao nosso planeta. São estes que podem ter vida: planetas rochosos, com temperaturas que permitem a presença de água líquida na sua superfície.

Pois bem, existe um planeta assim em volta da estrela mais próxima do Sistema Solar!

A Proxima do Centauro fica a apenas quatro anos-luz da Terra. O que faz com que este mundo rochoso recém-descoberto seja o mais próximo dos exoplanetas.

Este nosso vizinho é um pouco mais maciço do que a Terra, e está mais próximo da sua estrela do que Mercúrio está do Sol. Contudo, como esta estrela é muito mais fria do que a nossa, o planeta goza de uma temperatura confortável.

Mas será suficientemente confortável para a vida? Disso ainda não temos a certeza, mas podem ter a certeza de que essa é a pergunta a que os astrónomos vão tentar responder a seguir! 

Facto curioso

Existe um plano para enviar uma sonda à Proxima do Centauro daqui a 20 anos. Fixem este nome: StarShot.

Share:

Mehr Neuigkeiten
14 September 2020
10 September 2020
3 September 2020

Bilder

Sind Aliens näher als wir denken?
Sind Aliens näher als wir denken?

Printer-friendly