Folge uns
iBookstore
Android app on Google Play
Gefällt mir
Ein Programm der Universität Leiden
Como esconder um planeta
15. April 2016

Ao longo de mais de 100 anos, temos vindo a procurar nos céus sinais de vida fora do nosso pequeno planeta. No entanto, até à data, ainda não encontrámos quaisquer alienígenas - mas o espaço é enorme, e ainda temos um número infinito de lugares a explorar.

Esta busca de vida fora da Terra levanta uma questão interessante: e se os alienígenas também estão à nossa procura? Queremos ser encontrados?

Apesar de gostarmos de imaginar todos os alienígenas como o E.T. ou Stitch, os nossos vizinhos extraterrestres poderiam assemelhar-se mais ao temível Imperador Zurg do que a Buzz Lightyear. Com a tecnologia altamente avançada necessária para viajar no espaço, o caos instalar-se-ia no nosso mundo!

Temos assim que tomar uma decisão: continuamos a revelar a nossa existência ao Universo, ou escondemo-nos para permanecermos seguros? Esconder um planeta não é uma tarefa fácil, mas encontrámos uma forma de o fazer utilizando lasers potentes.

Os planetas em órbita à volta de outras estrelas estão tão distantes que se tornam demasiado pequenos e escuros para poderem ser fotografados. Em vez de os tentarmos “apanhar” dessa forma, temos de utilizar alguns truques inteligentes, como ver se uma estrela perde brilho quando o planeta passa à sua frente.

Este é o método com maior êxito para encontrar planetas distantes. Já foram encontrados quase 2000 planetas fora do nosso Sistema Solar, e mais de metade foram detetados desta forma.

Se soubéssemos onde vivem os alienígenas, podíamos impedir que vissem o brilho do Sol a diminuir quando a Terra passasse à sua frente, apontando-lhes um potente laser.

Para termos êxito a “jogar às escondidas” com a Terra teríamos de apontar o laser aos nossos vizinhos extraterrestres durante 10 horas, uma vez por ano (o tempo que demora a Terra a passar em frente as Sol). A energia de que necessitaríamos seria mais ou menos a mesma do que a recolhida pela Estação Espacial Internacional num ano!

Mas se decidirmos o contrário, que queremos arriscar e comunicar com os alienígenas? Nesse caso poderíamos utilizar os lasers de uma forma diferente, usando-os para comunicar com eles. Qual a tua opinião: devemos comunicar ou esconder-nos?

Facto curioso

Este laser só seria capaz de emitir luz visível, a que podemos ver com os nossos olhos. Para brilhar em todo o tipo de luz (das ondas rádio aos raios gama) seria necessária uma potência oito vezes superior!

Share:

Mehr Neuigkeiten
14 September 2020
10 September 2020
3 September 2020

Bilder

Wie man einen Planeten versteckt
Wie man einen Planeten versteckt

Printer-friendly

PDF File
1,1 MB