Folge uns
iBookstore
Android app on Google Play
Gefällt mir
Ein Programm der Universität Leiden
A galáxia mais brilhante no céu está a despedaçar-se
25. January 2016

Diz-se frequentemente que a fama vem acompanhada de um preço alto, mas nunca este foi tão alto como o que a galáxia desta imagem teve de pagar. Esta galáxia está literalmente a romper-se para brilhar intensamente!

Trata-se de uma imagem que foi pintada por um artista. Mostra-nos a vencedora do concurso "A Galáxia mais Brilhante de Todo o Universo". Apesar de esta galáxia ser mil vezes mais brilhante do que a Via Láctea, é impossível obtermos uma fotografia detalhada dela, mesmo com os telescópios mais potentes, porque se encontra a mais de 12 mil milhões de km de distância.

No espaço existe uma regra simples: quanto mais brilhante é um objeto, mais agressivo e violento é. Por exemplo, entre os objetos cósmicos mais brilhantes encontram-se estrelas que explodem, estrelas que chocam entre si, ou galáxias explosivas, como a desta imagem, que emite tanta energia como 350 mil milhões de sóis!

Trata-se de uma classe especial de galáxia, chamada quasar, o que significa que existe um buraco negro supermaciço no seu centro. Cospe poderosos jatos de luz e partículas à velocidade de 2 milhões de quilómetros por hora!

Se, por um lado, este comportamento violento pode ter feito desta galáxia uma celebridade cósmica, por outro encurtou dramaticamente o seu tempo de vida. Toda a sua reserva de material para formar estrelas está a ser expulsa para o espaço!

Facto curioso

A maioria dos quasares brilha intensamente, mas existe um pequeno número entre eles que são tremendamente poeirentos. São os chamados "Hot DOGS". Surpreendidos? Trata-se de um trocadilho a partir das iniciais em inglês de Galáxias Quentes Obscurecidas por Poeira.

Share:

Mehr Neuigkeiten
14 September 2020
10 September 2020
3 September 2020

Bilder

Die hellste Galaxie im ganzen Universum
Die hellste Galaxie im ganzen Universum

Printer-friendly

PDF File
956,1 KB