Folge uns
iBookstore
Android app on Google Play
Gefällt mir
Ein Programm der Universität Leiden
O grande concurso de cozinha cósmico
7. January 2016

Cozinhar um Universo é bastante parecido com cozinhar em casa. Juntamos ingredientes (por exemplo ovos, farinha e leite), colocamo-los nas condições adequadas (uma frigideira quente) e acabamos com algo novo e infinitamente melhor (panquecas)!

O Universo cozinha as coisas de forma semelhante. As moléculas são os ingredientes da vida, dos planetas e de muitas das coisas que nos rodeiam. Mas como se formaram as moléculas?

As moléculas são formadas a partir da junção de duas ou mais pequeníssimas partículas a que chamamos de átomos. Por exemplo, a molécula de água resulta das ligações entre um átomo de oxigénio e dois átomos de hidrogénio. Mas tal como em muitas receitas, para que as moléculas se formem a temperatura tem de ser a certa.

Nas regiões do espaço, próximas das estrelas, a temperatura é demasiado alta o que impede a formação de certo tipo de moléculas. Por outro lado, se as distâncias forem demasiado grandes, as temperaturas tornam-se demasiado baixas impossibilitando a formação dessas moléculas. Neste caso, alguns dos ingredientes necessários começam a congelar.

Para ajudar-nos a compreender melhor onde encontrar diversas moléculas no espaço, os astrónomos estiveram a observar uma estrela jovem rodeada por um denso anel de gás e poeira cósmica que poderá um dia vir a formar planetas.

Observando através do anel que rodeia esta estrela (onde a temperatura é a certa) encontraram gás que contém moléculas delicadas. Até agora nada de novo. A grande surpresa surgiu quando encontraram gás formado por essas mesmas moléculas, no segundo anel, a uma distância muito maior do calor da estrela. Podes observar os dois anéis na espetacular imagem de hoje.

À primeira vista, este resultado não parece muito impressionante mas para os astrónomos reveste-se de grande importância. Indica-lhes que as moléculas se podem formar em locais inesperados. Em última análise poderia fazer luz sobre as moléculas do nosso próprio sistema solar, que se formou a partir de um disco bastante semelhante ao da jovem estrela.

Facto curioso

As moléculas são mensageiros interestelares que nos dizem como e quando se formam diferentes tipos de moléculas. As moléculas encontradas na Terra indicam-nos que a maior parte da nossa água é mais velha que o nosso Sol!

Share:

Bilder

Die kosmische Küche
Die kosmische Küche

Printer-friendly

PDF File
1000,8 KB