Folge uns
iBookstore
Android app on Google Play
Gefällt mir
Ein Programm der Universität Leiden
Soprando bolhas
16. November 2012

Os astrónomos captaram um evento muito especial no espaço, chamado "renascer da nebulosa planetária". É como uma bolha de gás dentro de uma bolha anteriormente soprada, ou nebulosa, tal como pode ver nesta imagem. A maioria das estrelas transforma-se numa nebulosa planetária no final das suas vidas, e às vezes, como neste caso, fazem a mesma coisa duas vezes. 

Quando uma estrela como o nosso Sol queima todo o seu combustível, expande-se, formando uma enorme gigante vermelha com mais de dez vezes o seu tamanho original. A estrela tem então dificuldades em segurar as suas camadas exteriores, que acabam por ser em grande medida expulsas para o espaço. Enquanto isso, o núcleo emite uma radiação intensa do seu interior. “atacando” essas camadas soltas e transformando-as numa nebulosa planetária – uma colorida e brilhante nuvem de gás. 

Em alguns casos, raros, o núcleo em seguida repete o mesmo truque: expande-se e transforma-se numa nebulosa. Nesse caso chamamo-la "nebulosa planetária renascida". Em comparação com o tempo de vida de uma estrela, as nebulosas têm um tempo de vida curto. Dissolvem-se no espaço ao fim de alguns milhares de anos. Isto faz com que as nebulosas sejam difíceis de detetar e as nebulosas renascidas ainda mais! Mas desta vez os astrónomos conseguiram apanhá-la na máquina fotográfica! 

 

Facto curioso

Há alguns séculos, quando as pessoas observaram o espetáculo colorido de uma nebulosa planetária através de um telescópio, pensavam estar a olhar para um planeta gasoso, daí o nome “planetária”. 

Mehr Informationen

 Este Space Scoop é baseado num NASA Chandra X-ray Observatory Press Release.

Share:

Mehr Neuigkeiten
14 September 2020
10 September 2020
3 September 2020

Bilder

Wie Seifenblasen
Wie Seifenblasen

Printer-friendly

PDF File
951,4 KB