Folge uns
iBookstore
Android app on Google Play
Gefällt mir
Ein Programm der Universität Leiden
Os Jogos Olímpicos no espaço!
28. June 2012

Nada no espaço permanece imóvel. Na verdade, a maioria das estrelas são como corredores de ultra-maratonas, pois estão em constante movimento ao longo das suas vidas. No entanto, os astrónomos descobriram recentemente uma estrela (apresentada nesta fotografia como uma mancha verde) que é melhor em corridas de sprint

Para calcular a velocidade desta estrela, os astrónomos tiveram que descobrir de quão longe ela veio desde que começou a sua corrida, e quanto tempo levou. Pensam que a estrela começou a sua viagem no centro da nuvem roxa de gás e poeira vista na foto. Isto, porque se trata de um tipo especial de estrela, que gira muito rapidamente e que é chamado pulsar. E este pulsar foi ejetado durante a explosão que criou a nuvem de gás e poeira. 

Com base nas suas estimativas, os astrónomos pensam que o pulsar se move a uma velocidade incrível, entre 9 e 11 milhões de quilómetros por hora! Isso poderia fazer deste pulsar o objeto conhecido com o movimento mais rápido! Mas há outro concorrente ao título, um outro pulsar, cuja velocidade foi estimada anteriormente entre 5 e 10 milhões de quilómetros por hora. É uma pena os astrónomos não poderem inserir estas duas estrelas numa "Olimpíada do Espaço" para determinar qual é a velocista mais rápida. Em vez disso, precisam de fazer as coisas da forma mais difícil, ou seja, trabalhar arduamente para afinar os seus resultados. 

 

Facto curioso

Se o pulsar se move a uma velocidade de 11 milhões de quilómetros por hora, poderia dar uma volta ao equador da Terra em cerca de 13 segundos! 

Mehr Informationen

 
Este Space Scoop é baseado no seguinte NASA Chandra X-ray Observatory Press Release.

Share:

Mehr Neuigkeiten
14 September 2020
10 September 2020
3 September 2020

Bilder

Die Weltraum-Olympiade
Die Weltraum-Olympiade

Printer-friendly

PDF File
1,0 MB