Folge uns
iBookstore
Android app on Google Play
Gefällt mir
Ein Programm der Universität Leiden
Coisas esquisitas com estranhas formas!
16. March 2012

É fácil de assumirmos que o que vemos e vivenciamos no nosso dia-a-dia é a norma. No entanto à medida que os astrónomos aprendem mais sobre o nosso Universo, chegam à conclusão de que às vezes as coisas estranhas e maravilhosas são realmente as mais populares. Por exemplo, os astrónomos pensam que existe seis vezes mais material invisível no espaço do que visível! Os astrónomos chamam a essas coisas invisíveis “matéria negra”. 

Esta nova foto do espaço mostra uma enorme coleção de galáxias – um “enxame de galáxias” – carregado de matéria escura. Apesar da matéria escura ser invisível, os astrónomos podem estudá-la e localizá-la no espaço, através do efeito que a gravidade tem sobre as coisas em torno dela - é como vermos uma almofada de um sofá, ser empurrada para baixo por um homem invisível. Na foto, a gravidade de ambas, matéria visível e negra, é tão forte que dobra a luz proveniente de galáxias distantes. Em alguns casos, o efeito é tão forte que as galáxias parecem ter sido esticadas em forma de arco! 

Olhando para as formas distorcidas destas galáxias, um grupo de astrónomos conseguiu explicar como o material invisível é distribuído no enxame de galáxias. Surpreendentemente descobriram que ao contrário do que esperavam, a matéria escura não toma a forma de uma bola de futebol mas que se molda mais como uma bola de rugby. Compreender como a matéria negra se distribui, irá dar aos astrónomos muitas pistas sobre como o Universo tem crescido e modificado ao longo dos tempos. 

Facto curioso

 Além da matéria negra também existe energia negra no Universo. Energia negra não é material invisível. Chama-se energia negra porque os astrónomos estão na obscuridade sobre o que é!

Mehr Informationen

 
Este Space Scoop é baseado no seguinte NASA Chandra X-ray Observatory Press Release.

Share:

Bilder

Merkwürdiges Zeugs in seltsamen Formen
Merkwürdiges Zeugs in seltsamen Formen

Printer-friendly

PDF File
1014,1 KB